Curiosidades

Em Abril de 2007 foi lançado um filme sobre sua vida chamado "A vida é um sopro".


Produzido pela Santa Clara Comunicação e rodado em vídeo digital e 16mm no Brasil, na Argélia, França, Itália, Estados Unidos, Uruguai, Inglaterra e Portugal, A vida é um sopro é costurado por imagens de arquivo inéditas e raras, e por depoimentos de personalidades como os escritores José Saramago, Eduardo Galeano e Carlos Heitor Cony, o poeta Ferreira Gullar, o historiador Eric Hobsbawn, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o ex-presidente de Portugal Mário Soares e o compositor Chico Buarque.
  
Sinopse:
 É possível contar a história de um povo através da sua arquitetura? Dizem que o aspecto mais importante da aparência dos edifícios está no que vislumbramos a respeito das sociedades que os construíram. Seguindo este raciocínio, podemos afirmar que a arquitetura de Oscar Niemeyer e outros arquitetos da sua geração é, com certeza, o que de melhor o Brasil produziu. Uma arquitetura com alma própria, inspirada na geografia de nosso país, que acabaria por influenciar arquitetos no mundo inteiro.

  • É dele a frase: "A arquitetura não tem importância. A vida que é importante".
  • O arquiteto detesta avião. Mesmo para se deslocar do Rio de Janeiro para Brasília, Niemeyer prefere utilizar o automóvel.
  • Ao lado da filha, Anna Maria, Niemeyer projetou uma linha de móveis.
  • Prestes a completar 100 anos, o arquiteto afirmou em entrevista recente à revista Isto É que come de tudo, fuma charuto, toma vinho e mantém relações sexuais diárias. Chico Buarque decidiu prestar vestibular para arquitetura inspirado no trabalho de Niemeyer.
  •  Niemeyer é obcecado pela idéia de recompensar as pessoas que fazem parte do seu círculo. O arquiteto projetou uma casa para seu motorista em uma área tomada por favelas, na zona norte do Rio.
  • Em entrevista concedida a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, em Junho de 2007, o arquiteto provou que continua mantendo a jovialidade e o bom-humor. Ao ser questionado se as coisas são melhores do que há cem anos, Niemeyer afirmou: "Cem é sacanagem, pô! Eu tenho 60!". 
  • No seu museu que na verdade sua construção inicial seria destinada para uma escola, abrigou secretarias de estado e, só depois, foi remodelada para ser o Museu, ganhando um anexo em forma de olho e, por isso, é conhecido como “Museu do olho".
Moto criada pela equipe Orange County Choppers em 2007, inspirada nas obras de Niemeyer

                                

Moto foi construída em homenagem a Brasília e aos 100 anos de Oscar Niemeyer, ex-presidente Lula chegou a sentar na motocicleta. O veículo foi desenvolvido em homenagem a Brasília e aos 100 anos do arquiteto Oscar Niemeyer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário